Monitoramento das características de um sistema aquático com base em objetivos específicos.
A qualidade da água engloba todas as características físicas, químicas e biológicas que ela apresenta. A água superficial em qualquer ponto reflete diversas interferências, incluindo a litologia da bacia, condições climáticas e interferências antropogênicas (atividades humanas). Além disso, as águas superficiais são vulneráveis à poluição, devido ao seu fácil acesso.
A maioria dos problemas relacionados à qualidade da água está diretamente associada às cargas poluentes que chegam aos corpos d’água através da drenagem. Esses impactos ambientais são numerosos e a entrada de contaminantes pode tornar a água imprópria para consumo humano, recreação, indústria e agricultura.
O monitoramento e a avaliação da qualidade da água em rios são prioridades importantes em termos de políticas de proteção ambiental e para a adequada gestão dos recursos hídricos. Um programa de monitoramento visa identificar mudanças nas variáveis bióticas e abióticas que afetam a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas aquáticos. Isso inclui a coleta de dados, análise, elaboração de relatórios e a disseminação de informações sobre as condições do ambiente aquático.
Portanto, com o aumento da preocupação com a preservação ambiental e a integração da sustentabilidade ao crescimento econômico, o monitoramento da qualidade da água tem a finalidade de analisar os impactos causados por empreendimentos, a fim de estabelecer medidas para minimizar e/ou eliminar os efeitos que comprometam os recursos naturais. Além disso, visa proporcionar subsídios para ações de controle ambiental e a manutenção dos múltiplos usos das águas superficiais, assim como a implementação de medidas mitigadoras e compensatórias ao longo do tempo.